sábado, junho 24, 2006

Quanto vale um programador PHP?

Este post tem como foco os profissionais que trabalham com PHP.
Eu postei este mesmo conteúdo no site PHPBrasil.com.

Este assunto é algo que sempre esteve presente na minha vida profissional e provavelmente na da maioria de vocês. Quanto realmente vale um programador PHP?

Quantos de vocês já compararam seus salários com programadores Java?
A discrepância, na grande maioria dos casos, é enorme!

Assim como Ben Ramsey (que escreveu sobre o mesmo assunto em seu blog http://benramsey.com/archives/acceptable-rates-for-php-programmers/, o que me levou a escrever sobre este assunto, pois até então eu acreditava que o problema era somente brasileiro) eu concordo que programadores PHP deveriam ser pagos da mesma maneira que pagam programadores Java.

O grande problema é que qualquer pessoa pode se dizer programador PHP, mas nem todos programam bem. O que acontece hoje em dia é que qualquer pessoa pode ler um ou dois artigos / tutoriais e sair “programando”, pois o PHP permite essa facilidade por ser uma linguagem mais “fácil”. Esse “fácil” engloba muitos aspectos:

- “fácil” no sentido de ser uma linguagem sem muita “frescura”, como, por exemplo, posso citar o fato de que uma variável $x pode ser qualquer coisa: um número, uma string, um array, um booleano, etc.

- “fácil” no sentido do fácil acesso: gratuito, com uma documentação excelente disponível na Internet, você pode fazer muitas coisas (acessar banco de dados, criar imagens, criar arquivos, etc) com poucas linhas de código. Sem falar que não precisa compilar e tudo mais.

- etc.


Assim, temos MUITOS programadores PHP, mas POUCOS programadores BONS.

E o que acaba acontecendo é que os novatos normalmente aceitam salários baixos para fazer o trabalho, o que se mostra mais atrativo para as empresas. Com isso, o mercado vai afundando junto, pois quem realmente entende acaba recebendo um valor bem abaixo do que seria justo.


Para as empresas isso também é ruim. O produto final, site ou sistema, pode até funcionar da mesma maneira que funcionaria sendo desenvolvido por alguém experiente, mas com toda certeza o resultado final não vai ser o mesmo. Seria muito mais interessante para a empresa contratar um bom programador e pagar um valor justo para ter seu sistema 100%, do que contratar alguém inexperiente e ter um sistema cheio de vulnerabilidades, de difícil manutenção e futuramente acabar necessitando contratar outro programador para refazer o serviço.


Felizmente algumas atitudes vêm sendo tomadas para melhorar esse caso. Uma delas é a certificação da Zend, que ainda não faz tanta diferença assim, mas que logo, logo vai ser imprescindível. Outro fato importante é o do PHP estar evoluindo. PHP5 já evoluiu muito e logo mais vem o PHP6. Querendo ou não os novatos estão tendo que se especializar... aprender sobre orientação a objetos e tudo mais.


Para finalizar, gostaria de propor alguma maneira de mudarmos essa imagem!

Precisamos mostrar a todos que PHP é sim uma linguagem poderosa e que está sendo e que deve ser utilizada por grandes empresas.

Seria interessante também que os programadores não se sujeitassem a valores tão baixos. Entendo que isso envolve outras coisas, mas se nos unirmos provavelmente vamos melhorar este quadro.

Procurem sempre se especializar! Se vocês trabalham em uma empresa qualquer de criação de sites, provavelmente vocês não precisem se preocupar tanto com questões de performance, por exemplo. Mas se vocês pretenderem mudar para outro nível para mostrar novas possibilidades para a empresa que trabalha ou entrar em outra que vá pagar mais e que tenha uma aplicação em PHP que precisará de manutenção e desenvolvimento de novas funcionalidades, tendo em mente que existem milhares de acessos por dia, vocês serão obrigados a se especializar.

Vale lembrar que um erro bobo que impeça a aplicação de rodar por alguns minutos, ou um segundo de execução a mais no código, ou então alguns KBs a mais, inevitavelmente implicará em perda de clientes e / ou dinheiro.

Ninguém melhor que nós mesmos para sabermos o valor do nosso trabalho.

Pois então que assim seja! Vamos nos valorizar!

8 Comments:

Blogger djhonyy said...

eh mesmo cara, passei pelo mesmo problema... explicar que fucinho de porco nao eh tomada eh foda...

11:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

O problema é que ninguem liga a minima desde que o treco funcione; voce vai ter certificação zend e o diabo as quatro, vai chegar um mané, fazer porco na metade do tempo e vai funcionar e vc fala o que? que o sistema nao é tão seguro, eficiente e bonito como ficaria o seu?

Não tem muito o que fazer, é como a MAC tentou fazendo propaganda:

Qual o argumento para se ter um Mac? ele é melhor, é mais estavel, é mais robusto ........ agora me diz quando isto fez ele vencer PC em marketing ...

PC é mais barato, qualquer anta sabe mecher, qualquer idiota faz manutenção, e vende feito banana.

O que importa é DINHEIRO - Money makes the world go around

Vc tem que inventar um modo de por na cabeça dos decision-making que ter um profissional de verdade php vai ser bom monetariamente para eles, e nao que é mais bonito.

E ai o problema, novamente, é que 90% dos decision-making pensam só a curto prazo, e a curto prazo significa entregar o treco o mais rapido possivel = qualquer mané faz.

Só lá na frente em grandes projetos eles notam a diferença que faz o cara que SABE do cara que MECHE com PHP. E ai é tarde demais. Talvez grandes empresas, no futuro, começando a se tocar, comecem a exigir certificação e dêem um valor maior, mas até lá, nós como programadores não podemos fazer muito além de nossa parte: fazer direito e mostrar que quando a gente faz, não precisa refazer, fica bem feito. Com o tempo - esperamos - os decision-making se tocam ... ou não.

Veja, todo mundo falando que não se deve usar register on mas tem gente que INSISTE EM USAR porque é mais facil *cof cof* e tem preguiça de reescrever codigo para ficar mais seguro e rebusto *cof cof* ... ta ai algo que se pode fazer =p

11:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

Na realidade este artigo pode muito bem ser aplicado a QUALQUER ÁREA do nosso mercado de informática.

A prostituição de preços transforma um serviço de qualidade em um grande leilão.

Parabéns pelo artigo, além de ótimo programador és fera com as letras.

Abração

11:38 PM  
Anonymous Anônimo said...

Antes, parabéns Silvano!

O importante também é conscientizar as empresas contratantes de que um bom profissional, treinado, certificado e tralálá, faz diferença... uma baita diferença.

Acontece muito das empresas contratarem seus programadores na hora do aperto... daí acontece que não existe nenhum processo seletivo, nenhum teste... só se confia no currículo, e sabemos muito bem que tudo cabe numa folha de papel.

Assim como todo mercado, área ou nicho, aqueles que desejam manter uma coesão, um padrão mínimo de qualidade / certificação devem se unir e formar associações idôneas (bonito quando se fala...). Tem lá seus problemas, no entanto, é uma forma de desacelerar a tendência de banalização da profissão.

Conscientizar: acho que é uma palavra chave. Muitas vezes as linhas de código ficam escondidas para os de quem aprova. Pode funcionar, mas não por muito tempo ou então funcionar de maneira incorreta ou incoerente, mas para um chefe que não entende nada o importante é que em meia dúzias de cliques o sistema funfe diretinho...

2:44 PM  
Anonymous Anônimo said...

Espero que esta realidade mude!

Nao gostaria que fosse criado um conselho de informatica para educar o mercado!

:)

Abraco,

Marcelo Araujo

2:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

Dae Sil,

Concordo plenamente, Acho uma puta de uma sacanagem estes gurizinhos ai que fazem um curso no senac com 5 aulinhas de web e se auto intitulam-se programadores....
É uma bosta.... já perdi alguns empregos e até freela por estas pessoas que cobraram 250 pila por um sistema que no mínimo deveria ser cobrado uns 1.000.

To contigo e nao abro.

3:01 PM  
Anonymous Anônimo said...

É, infelizmente o mercado de informática está altamente prostituido, pela falta de uma regulamentação séria.

7:15 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ola Silvano, vi um tópico teu no blog CIDADANIA ITALIANA.

Olha, vi que tu tem interesse em saber como funciona "esta função" paara obter o direito a cidadania, quando teus antepassados são italianos.
Bem, sei por experencia propria como proceder...
Se quiseres,
me mande um e mail
matimmen@yahoo.it

10:09 AM  

Postar um comentário

<< Home